Cabelo no inverno: 3 dramas que nossos fios enfrentam nessa estação

A época de baixa temperatura do ano chegou e não é só o nosso corpo que sofre com essa mudança. O nosso cabelo no inverno, merece atenção redobrada. É nesse período que os banhos quentes e o uso excessivo de secador mais acontecem, acabando com a saúde dos fios. Confira 3 dramas que nosso cabelo sofre durante essa estação e como solucionar de forma saudável.

cabelo no inverno precisa de cuidado

 

1 – Ressecamento

Nesse frio é quase impossível não lavar o cabelo na água quente. Porém, o que muitas de nós não sabemos é que a alta temperatura da água danifica (e muito) nossos fios. Ela retira o óleo natural do cabelo, que é uma camada protetora com a função de lubrificar o couro cabeludo. É isso que dá o aspecto mais áspero e de ressecamento.

Solução: o melhor jeito de controlar isso é lavar os cabelos no inverno usando a água morna. Mas é claro que ninguém vai enfrentar um banho frio, nessa geada que estamos esse ano. Portanto, a dica é: deixei para lavar os cabelos por último. Sabe o finzinho do banho? pois é, deixe para molhar os fios nos últimos 5 minutos de banho ao invés de ficar com a cabeça embaixo do chuveiro por 20/30 minutos.

 

2 – Secador

Essa época é quando o secador se torna nosso maior aliado, afinal, sair com o cabelo molhado não é uma pratica muito legal, principalmente no frio que os fatores externos da estação ajudam a quebrar os fios causando o temido frizz. Mas o uso frequente do secador pode trazer sérios danos a fibra capilar e ressecamento por causa do vento muito quente diretamente nos fios.

Solução: evite deixar o secador com o ar muito quente próximo ao cabelo. Seque normalmente e depois use o jato de ar frio para que as cutículas abertas pelo calor do secador se fechem evitando o ressecamento.

 

3 – Acessórios

A gente sempre busca inovar, não é atoa que dizem que o inverno é a estação mais elegante do ano. Ousamos na criatividade com acessórios, inclusive no cabelo. É a hora de tirar boinas, toucas de lã e chapéus para fora do guarda-roupa.  Porém, esses objetos inofensivos podem trazer perigos aos nossos fios. O uso constante contribui para a oleosidade e favorece o aparecimento de fungos, pois eles abafam o couro cabeludo.

Solução: a dica é alternar o uso deles. Usou a boina em um dia, não use no outro. Lembrar de sempre higienizar os acessórios e não usá-los com o cabelo molhado é importante também.

Gostou das dicas? confesso que fiquei surpresa ao saber que coisas que fazemos diariamente devem ser observadas, pois podem prejudicar a saúde do cabelo no inverno.

Talvez você goste desses aqui também: