5 dicas para manter a alimentação saudável nas férias

O período de férias, e os dias de recesso no trabalho, chegaram e com assim difícil cumprir uma alimentação balanceada. Afinal, é justamente nesse tempo livre que extrapolamos e atacamos a geladeira e os armários sem se preocupar com o que vamos comer e quando comer. Esquecemos de manter o foco na alimentação saudável e jogamos tudo pro alto.

Com muita pesquisa  reuni as melhores dicas para manter a alimentação saudável nas férias. Confira:

1- Organize sua rotina alimentar

O primeiro passo para manter a alimentação saudável nas férias é ter uma organização na rotina. Essa é a época que devemos ser mais comprometidos com a alimentação. A dica é: ter sempre frutas picadas e guardadas, não fazer estoque de biscoitos e guloseimas em casa e obter uma oferta de alimentos limitada em cada refeição. Não é só porque estamos de férias que vamos comer tudo o que estiver pela frente, né?!

 

2 – Alimentação fora de casa

A época é propicia para fazer uma boa viagem. Sabemos que manter uma rotina saudável dentro de casa não é fácil, quando viajamos então o desafio é maior. Os alimentos fritos, refrigerantes e demais alimentos não saudáveis aparece em grande demanda. A dica é não perder o foco. Beba água o dia todo mesmo sem sentir sede. Faça escolhas inteligentes e dê preferência às opções com mais vegetais do cardápio. Evite se influenciar pelas demais pessoas comendo ao redor. Saboreie e mastigue, mesmo que você só tenha 15 minutos para comer sua refeição.

 

3 – Mantenha o equilíbrio nas refeições

Esteja focado em a consumir opções mais nutritivas em suas refeições. Você não é obrigado a deixar de comer algo que tenha vontade, a dica é comer a porção certa. “Ao invés de ficar preso a proibições, restrições e culpa. Se está com vontade de comer sobremesa, coma uma fruta. E se depois disso ainda estiver com vontade de ingerir chocolate, coma também. Fazendo isso, é possível que você coma bem menos quantidade e com mais prazer.” complementa a nutricionista.

 

4 – Cuidado ao comprar alimentos prontos

Hoje em dia temos uma grade oferta de alimentos prontos ou industrializados, pois nos traz praticidade e convém com a correria do dia a dia. Durante as férias eles não ficam de fora do nosso cotidiano, entre um passeio e outro acabamos consumindo-os.  Evite ao máximo a compra desses alimentos, pois contém um teor altíssimo de conservantes, ou substancias maléficas a saúde. Quando a exclusão deste produto não for possível devemos observar alguns detalhes: é ideal olhar o rótulo do alimento, analisar sua composição, sabendo que a ordem dos ingredientes vem na ordem decrescente de concentração de aditivos no alimento. Deve ser observado também o teor de sódio e gordura.

 

5 – Manter a energia e acelerar o metabolismo

Sabe aquela sensação de sonolência e peso no estômago? Alguns alimentos são capazes de acelerar o nosso metabolismo e recompor as energias. Assim, espanta aquela preguiça depois do almoço e sobra mais tempo para praticar algumas atividades, passear e montar seu cronograma de férias. A dica é adicionar ao cardápio: maçã, amêndoas, chá-verde, Iogurte de baixa calorias, frutas vermelhas, Salmão, carnes magras, pimenta, alimentos ricos em vitamina B, gengibre , canela, guaraná em pó e Ômega 3.

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